Autorama TCR - Catalogo Copia

Autorama TCR - Catalogo Copia

Autorama TCR - Catalogo Copia

R$95,00
Quantidade :

Copia scaneada, vendida em cd ou por e-mail, catalogo oficila TROL com todos os circuitos.

No campo observações , opte por copia em papel impresso ou em cd scaneado e digitalizado.

Na década de 1970, quando a Ideal Toy, tradicional indústria de brinquedos americana, fundada no final da década de 1940, com sede em Nova Iorque, criou o que viria a ser o primeiro "slotless car system", ou seja, o primeiro autorama sem o "slot", a fenda onde o pino do carro se encaixa. Um sistema diferente foi criado para manter o carro na pista sem a necessidade do pino. Sem o pino, o carro podia então mudar de faixa.

O sistema criado pela Ideal foi batizado de TCR, ou Total Control Racing. O chassis do TCR era simples, mas engenhoso. Ele tinha um eixo dianteiro que podia ser rotacionado lateralmente um pouco, para facilitar a mudança de pista, que era obtida com a mudança de rotação do motor através de uma chave extra no controle. De acordo com a direção do mesmo, era uma ou outra roda traseira que dava tração ao carro, jogando ele para um lado ou outro da pista, dependendo de qual roda estava ativa. Como sempre acontece com uma novidade, alguns viram a nova invenção da Ideal como algo muito legal e revolucionário, capaz de acabar com os autoramas tradicionais (que exagero!), mas outros (principalmente hobbistas e crianças mais velhas) torceram o nariz e taxaram o TCR de "brinquedo para crianças".

Outra novidade do TCR era o Jam Car, conhecido no Brasil por alguns como "carro trapalhão". A função do Jam Car era atrapalhar os outros carros, que precisavam desviar dele para não bater e, consequentemente, perder tempo na corrida. Ele podia ser colocado para andar na mesma mão da corrida, ou na contra-mão. Vejam abaixo imagens dos chassis criados pela Ideal para o TCR.

 

Até mais ou menos 1978, o TCR vendeu bem nos EUA, mas depois decaiu muito, praticamente morrendo naquele país após apenas 2 anos de seu lançamento. No mesmo ano, a ideal lançou um novo modelo de Jam Car, o "Zig Zag Jam Car", ou "Super Jam Car". Esse carro tinha uma característica muito curiosa: era um Jam Car que mudava de pista sozinho, automática e periodicamente. O mecanismo de mudança automática ficava na parte da frente do chassis, e era extremamente engenhoso. Apesar disso tudo, o TCR continuou sobrevivendo sob outras formas, na Europa (fabricado pela própria Ideal) e também no Brasil (fabricado pela Trol) até depois da metade de década de 80.

 

No Brasil, até onde eu sei, a Trol lançou 4 séries de TCR: Série Grand Prix, Série Rallye, Série Auto Estrada, Série Kart

Cada série tinha suas próprias variantes e particularidades, como por exemplo a ponte quebrada e o túnel de fogo da série Rallye (inspirados nos modelos especiais de pistas lançados na Europa), e também as pistas de 3 e 4 vias do TCR Auto Estrada.

Eu gostaria aqui de fazer um parênteses, e falar um pouco do que a Trol fez com relação ao TCR aqui no Brasil. Ela nunca se limitou a fabricar o brinquedo da maneira como ele era fabricado nos EUA ou Europa. A Trol, em cada modelo de TCR, inovou, melhorou o brinquedo, e sempre fez questão de dar uma cara brasileira a ele. Nota-se isto claramente no TCR Rallye, com propagandas de indústrias nacionais, como a Cofap, Café do Brasil e outras, nos nomes e placas decorativas de pista do TCR Auto-Estrada, sempre citando estados e capitais brasileiras, e etc.

Fonte TCR Brasil

 

 

 

 

Clientes que compraram este produto também compraram
Fabricantes
Busca Rápida
 
Use palavras para encontrar rapidamente o que procura.
Busca Avançada