Autorama - Caixas antigas do Slot Car

Autorama - Caixas antigas do Slot Car

Autorama - Caixas antigas do Slot Car

R$10,00
Quantidade :

Usado, em perfeito estado. As duas por preço unico

Historia do Autorama Bolha

No final da década de 50 e início da década de 60, os então automodelistas de competição com seus micro-modelos a controle remoto encontravam dificuldade na disputas, pois muitas vezes acabavam enroscados com os cordões umbilicais que ligavam os controladores (direção, aceleração e frenagem) aos seus micro-modelos. Baseados na observação do férro-modelismo, imaginaram criar a semelhança de trilhos, Fendas (Slots) que   servissem de guia para a direção de seus auto-modelos; criaram inicialmente pinos fixos nos chassis para seguir a fenda, e os contatos eram fixados   ao fundo dos mesmos chassis. Posteriormente,   adotaram sapatas móveis (pickup-shoes) com os contatos, já com cordoalhas fixados nas mesmas, o que permitiria aos contatos permanecerem alinhados com as tiras de cordoalhas fixas ao longo da pista. Para a transmissão da corrente elétrica, introduziram duas sapatas flexíveis (lâminas de latão ou niquelina) que entravam em contato com dois trilhos metálicos ligados aos controladores, reóstatos, que eram manejados pelos competidores. O sistema foi aperfeiçoado com a adoção da sapata móvel e a instalação de cordoalhas na pista, em substituição aos frisos metálicos.

 

O sistema foi se aperfeiçoando e muitos descobriram que as carenagens caseiras eram pesadas, então lançaram as bolhas em plástico mais leve para a competição em pistas de lojas.

Um nome a ser lembrado no cenário do Autorama brasileiro entre os anos de 60 e 80 foi o de Plínio Loureiro da Sebring. Na década de 60 não havia shopping center e as lojas concentravam-se no centro das cidades. Em 65 em São Paulo haviam as lojas da Mobral de Felicio Cavali, a Aerobrás de Shoji Ueno, a Paulo Marques, a precursora da Paraíso com Oswaldo e Roberto Ghuyotoku, a Mini Car de Arinto Cruz, o Lupatelli e a primeira loja com pista, a da Sebring na Conselheiro Nébias. Todas elas no Centro de São Paulo, que pouco depois teria a pista nova da Scorpius, com patrocínio da Estrela, e as pistas Marechal Deodoro, Adami e Caveira.

Além do pioneirismo, Plinio tinha muita habilidade em organizar corridas e sua loja era muito concorrida. Com o sucesso da Sebring, Plinio muda-se para a badalada Rua Augusta onde ainda viria a se instalar no "endereço mais prestigiado do automodelismo brasileiro", onde a Sebring chegou a ter duas lojas  instaladas próxima à Hi-Speed de Ivair e Rubens de Andrade.

Até 1963 os motores de slot cars eram basicamente os mesmos motores de 5 polos usados em ferromodelismo, com muito torque e pouca velocidade, sendo o melhor deles o Pittman 196-B. Neste ano a Mabuchi japonesa lançou o motor FT16-D, produzido em massa para equipar os carros que vinham sendo produzidos. Estes motores eram de 3 polos e trabalhavam numa faixa de velocidade significativamente maior. Quando estes motores começaram a ser rebobinados para melhorar sua performance percebeu-se que o desbalanceamento era um fator que limitava muito o rendimento. O balanceamento era inicialmente feito estaticamente mas já no meio da década de 60 surgiram os serviços de balanceamento dinâmico em dois planos, sendo um dos mais populares o oferecido pela Champion.

Até 66 os preparadores de motores usavam os mesmos motores Mabuchi como motor base. Em 67 a Champion tem grande sucesso com a introdução de um motor inteiramente americano o 517, com materiais da caixa e do cabeçote de qualidade superior, disponibilidade de armaduras de diferentes bitolas de fio e os imãs Arco33. A Mura não demorou a responder lançando o Mura Classe A em diferentes versões desde o Mura 1000 com induzido Mabuchi ao Cuckras que era uma versão de competição com laminações da armadura em aço silício de .007" de espessura. A caixa do Classe A foi copiada pela Oxford do Brasil que produzia os motores para a Estrela. Nos anos seguintes a Mura lançou o Classe B que era mais baixo, com espessura de caixa muito grande, pesado e com pouca aceitação. Finalmente a Mura lançou o Classe C cujo setup talvez tenha sido o mais conhecido e duradouro do slot car, perdurando até os dias de hoje

 

 

 

Fabricantes
Busca Rápida
 
Use palavras para encontrar rapidamente o que procura.
Busca Avançada